olá


GIRLSPT.COM - Cursores Animados
28.gif
[b][navy]Muitos Gifs para Orkut em www.nilsonamadeu.com/topgifs/ [/b][/navy]
[b][red]- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - [/b][/red]
SUA MENSAGEM AQUI!!!

sábado, 25 de junho de 2011

Projeto Tabuada

VILA SÃO JOSÉ – MS.
2011
I-TEMA
A TABUADA NO CONTEXTO SOCIAL

II – PÚBLICO ALVO
- Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
III – EQUIPE RESPONSÁVEL
Diretora: Maria Aparecida Casagrande da Silva
Coordenação Pedagógica: Dirceu Salte Correia.

Professora Respopnsável:
Elizangela Dionizio de Albuquerque Almeida

Objetivo Geral

Conhecer e aprofundar o estudo da tabuada.

Objetivos Específicos
- Reconhecer o processo de construção da tabuada;
- Reconhecer a tabuada como uma forma organizacional de realização de cálculos;
- Identificar no processo de multiplicação a forma aditiva de elaboração d e cálculos mentais;
- Confeccionar a Tabuada Contextualizada.
- Vivenciar a tabuada em diferentes situações cotidianas como compras em supermercado, contagens e agrupamentos, idéias de dobrar, triplicar, quadriplicar.
- Resolver situações problemas envolvendo a idéia de multiplicar.

Justificativa

O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos inúmeras atividades. Quando tomamos café estamos utilizando conceitos matemáticos, quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.
Conteúdo

- Tabuada;
- Multiplicação: adição em parcelas iguais;
- Situações problemas;
- Processo de construção da Tabuada;
- Cotidiano;
- Gincanas e elaboração de atividades coletivas;

Metodologia
• Aula expositiva;
• Experimentação;
• Dinâmica de Jogos;
• Gincana;
• Confecção da Tabuada Contextualizada.
Recursos

• Aparelho de Som;
• CD com as músicas gravadas;
• Computador;
• Material Dourado;
• Máquina Fotográfica;
• Filmadora;
• Papel cartão, cartolina,
Cronograma

Fase 1: Conversando sobre Tabuada
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Conversar com os alunos sobre uso da matemática e da tabuada no dia a dia. Após aprofundamento dos conceitos solicitar que os alunos escrevam um exemplo para uso da tabuada no dia a dia.
Fase 2: Ouvindo a Tabuada
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Levar os alunos ao laboratório, acessar o site: http://www.myspace.com/tabuada, e pedir para ouvirem as músicas sobre os números. Se sua escola não possui um laboratório de informática, você pode salvar as músicas em um cd, levar um aparelho de som e disponibilizar na sala de aula.
Fase 3: Exercitando operações
Duração: 1 Aula(s)
Descrição: Escolher a letra de uma música disponibilizada no site. Exemplo: Tabuada do 4. Levar a letra da música, cantar e comentar com os alunos.
Proponha aos alunos que representem as operações que aparecem na música com o Material dourado. Neste dia representar diversas possibilidades de operação com a Tabuada dos fatos escolhida.
Obs.: Antes de desenvolver essa fase, assista ao vídeo: Tecnologia e Metodologia disponível no site: http://br.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4 , esse vídeo traz uma reflexão do modo mecânico como a Tabuada algumas vezes é ensinada. Reflita utilize intervenções participativas e dinâmicas.

Esta fase pode ser repetida em várias aulas e em cada aula abordar uma música diferente.
Fase 4: Gincana: Aprendendo com Jogos
Duração: 3 Aula(s)
Descrição: Dividir a turma em dois grupos Equipe A e B através de um sorteio. Na sala de Aula as regras e combinados da gincana.
A gincana acontecerá através de 4 rodadas.
A primeira rodada consiste em um representante da equipe completar a tabuada sorteada.
A segunda rodada consiste no sorteio da tabuada, onde os integrantes da equipe terão que responder a mesma.
A terceira rodada será a prova da Tabuada nas Bexigas, onde o integrante da equipe terá que primeiramente encher a bexiga até estourá-la para então responder a questão que estará dentro da mesma.
A quarta rodada corresponde a Roleta da Tabuada. Nessa prova o integrante da equipe adversária fará uma pergunta da tabuada presente na roleta para que seu adversário responda em tempo estabelecido pelo professor. O integrante da outra equipe por sai vez lançará outro desafio e assim sucessivamente sem que haja repetição de perguntas.

Fase 5: Tabuada contextualizada
Duração: 2 aulas
Descrição: Encerrar esta seqüência de aulas com a confecção da tabuada contextualizada utilizando TNT, EVA e Cola quente.
Avaliação

A avaliação será a partir da participação, elaboração de exemplo para uso da tabuada no dia a dia, Prova escrita.